terça-feira, 7 de maio de 2013

A Epidemia Constellar.



Os irmãos luminosos dos Evilswarms estão cada vez mais populares.

Saudações, Duelista.

Ultimamente é possível notar que vários jogadores deixaram de usar seus decks como Evilswarm, Fire Fist e Mermail em favor do deck Constellar, que do Tier 2 saltou pro 1.5, conseguindo competir com vários decks e saindo de situações desfavoráveis para situações boas, e do controle à agressividade.

Isso se deve bastante aos poderes que o deck Constellar pode usar do Extra Deck, temos vários Toolboxes que deixam o deck bastante competitivo. Vejamos uma Decklist simples:



Monsters: 17

2 Brotherhood of the Fire Fist - Bear
2 Constellar Algiedi
3 Constellar Kaust
3 Constellar Pollux
2 Constellar Sheratan
3 Constellar Sombre
2 Solar Wind Jammer


Spells: 13
1 Dark Hole
1 Heavy Storm
1 Monster Reborn
3 Fire Formation - Tenki
3 Mystical Space Typhoon
3 Forbidden Lance
1 Reinforcement of the Army

Traps: 10
2 Bottomless Trap Hole
2 Fiendish Chain
2 Torrential Tribute
1 Solemn Warning
1 Solemn Judgment
2 Compulsory Evacuation Device

Extra Deck:
1 Number 61: Volcasaurus
1 Gaia Dragon the Thunder Charger
2 Constellar Pleiades
1 Tiras, Keeper of Genesis
1 Gagaga Cowboy
1 Maestroke the Symphony Djinn
1 Abyss Dweller
1 Number 50: Blackship of Corn
1 Diamond Dire Wolf
1 Starliege Paladynamo
1 Number 16: Shock Master
1 Constellar Ptolemy M7
1 Constellar Omega
1 Wind-Up Zenmaines


Funcionamento do Deck: 




Bear está sempre presente em decks que usam Fire Formation - Tenki, como sempre limpando monstros e buscando as Formations pra fazer sua estratégia principa rodar mais livre de interrupções, e tendo 1600 de ATK ele vai normalmente ativar seu efeito normalmente.

Pollux é como o seu Evilswarm Castor, invocando um Constellar extra de sua mão quando vem a campo, permitindo Xyz Summons mais rápidas, um dos principais monstros do deck, muito importante na criação de monstros importantes como Pleiades que veremos mais pra frente. Sendo Warrior, é buscável por Rota.

Algiedi é como um Pollux extra, só que faz Special Summon, também criando combos com Kaust e o próprio Pollux para fazer Xyz. Seu ATK é bom também, podendo funcionar como um Beater se a situação pedir, mas normalmente vai baixar um Kaust/Pollux e fazer Xyz.

Kaust é o carinha que cria suas Xyz Summons Rank 5 com os Level 4, mudando os níveis e fazendo o necessário para te deixar em vantagem. Se necessário, o Nível do Sheratan pode subir para fazer uma Xyz Rank 4 com o mesmo. Buscável por Tenki, é ainda mais fácil de conseguir na mão para os seus combos.

Sheratan é o Searcher do deck, buscando o que faltar pro seu combo de Xyz. Normalmente ele busca o Pollux, já que Kaust vem via Tenki. Solar Wind Jammer está aí pra combar com o Kaust também, e para ser Baiter de Traps. Use Ghost Ship se preferir.

Sombre é o irmão de Evilswarm Kerykeion e também tem um efeito semelhante. É normal ter 2 Constellars no cemitério, então Sombre faz uma Xyz Summon de uma carta ou mais Swarm. Um segundo Pleaides é exatamente o que o deck precisa pra controlar e vencer, assim como o gás extra que o deck precisava no fim do jogo foi dado por Sombres.

Com nada pra falar sobre as Staples e como eu não gosto das Spells/Traps de suporte Constellar(Não me leve a mal, elas são boas, mas não vão em um deck que promete ser insanamente consistente), irei falar um pouco sobre a Tenki. Não use suas 3 Tenki à toa, nem abra com elas a menos que seja muito necessário, já que você pode precisar buscar um Bear. Normalmente usar elas no Turno 2 é o melhor, já que você saberá se irá fazer o combo do Kaust ou se precisará do Bear para eliminar ameaças.

MST e Lance são o Spell/Trap Hate do deck. Até porque os Xyz são normalmente bem vulneráveis a Traps assim como a maioria dos monstros cai em Bottomless, então 3 MST e 3 Lances garantem que seus montros irão quase sempre entrar em segurança em campo.

Bottomless Trap Hole, Fiendish Chain e Compulsory Evacuation Device são a segurança do deck. Pleiades, seta 2, controla o jogo a partir daí com o poderoso efeito do mesmo. Se você abrir com muitas Traps é normal que você possa ganhar jogos também a partir do Fire Fist Bear Control.

Volcasaurus+Gaia é um combo de OTK pro deck(Não é um OTK, mas pode virar) e ganha vários, vários jogos. Fazer o Volcasaurus é fácil pra esse deck, então você pode se ver fazendo isso mais vezes do que esperava.

Constellar Pleiades é o verdadeiro Boss Monster do deck, com seu efeito de controle que coloca muitos oponentes sem muitas chances de reagir, ainda mais se ele usar um deck que faça muita Synchro Summon ou Xyz Summon, já que se ele tentar um Push com o Extra Deck o monstro irá simplesmente voltar pra lá.(Hot Tip: Faça isso nos Dracossacks e Big Eyes do oponente que usa Dragon Ruler.)

Ranks 4 também são feitas tranquilamente pelo deck, Abyss Dweller melhorando sua Match contra Dark World/Mermail, Maestroke contra Evilswarm, Diamond Dire Wolf contra cards genéricos que podem sidear contra você e contra destruição genérica, Gagaga Cowboy pelo seus 2 bons efeitos, e Starliege Paladynamo para funcionar como Effect Veiler + Card Trooper. Constellar Omega ajuda muito quando você faz um combo grande e quer ir pra fazer OTK.

Ptolemy M7 é um segundo Gaia Dragon que só funciona nos Constellar, com 2700 de ATK e efeitos ótimos pode decidir vários jogos, tanto reciclando seus Constellar Sombre quanto fazendo Bounce de cartas do oponente para que você possa atacar mais livremente.

Acredito que cobri tudo, agora quero ouvir a sua opinião. O que acha dos Constellar? Irão vingar num meta tão fechado? Comente!

Comentários Facebook
7 Comentários

7 comentários:

Jun disse...

Aaaaaaaaaaaaa!
Valeu por atender meu pedido cara s2!
Kkkkkkkkkkkkkkkk's
É o deck q eu uso não é muito diferente desse não, to com 10 vitorias e 4 derrotas com ele no DN até agora.
É um deck bem maneiro, e não sei exatamente pq esse surto começou no DN, talvez pra ir contra Evilswarm com certo estilo, não sei. Mas acho q no meta game de verdade infelizmente eles não tem muitas chances, porque caso apareçam um dia e façam algum estrago vai cair em Imprisoing Mirror em tudo quanto é side. Eu acho neah.

Heron disse...

Utilizo os Constellars, antes mesmo do sombres aparecer na brincadeira, gosto muito desse deck, e agora um monte de gente usando, :(

Unknown disse...

Conheço esse deck a tempos e já levei muita porrada dele, Pleiades é um verdadeiro combo breaker, pois a gente pode esperar o oponente invocar algo grande para usar seu efeito, M7 acho que deve ser invocado quando você precisar de cartas na mão pois Omega e Pleiades podem limpar o campo sozinhos.

LG disse...

Rick, gostei demais da postagem e eu venho percebendo isso ultimamente (Número de Constellar no DN). E o pior que isso é o número de constellares que estão mal montados, revelando ainda que o pessoal tem que aprender a jogar com eles.

Permita-me dar um comentário de player do deck a 4 meses e o que venho constatando sobre o meta contra constellar:

Constellar é um deck que não tem estilo de jogo aggro, não tem foco no controle o tempo todo, não tem anulação de um estilo específico de monstro e muito menos recicla jogadas do zero por muitos turnos, tendo assim um estilo diferente dos demais decks que dominam o atual jogo. Ele mescla um pedaço desses estilos de jogo que citei e com uma fórmula já citada por vc (building) pode chegar ou não longe, dependendo do fator Skill, pois mesclando esses estilos que falei com sabedoria, usando-os na hora certa, lidará com qualquer tipo de deck do atual jogo e será um adversário com ponto fraco dificil de alcançar.

Porém, como todo deck light sofre pra leeching e light mirror, e como todo deck de tipos diferentes, sofre para rivalry. Mesmo com tudo isso, ele roda bem com dimensional fissure, que pode acabar com alguns decks do atual formato.

Seu começo de jogo precisa ser bem controlado, de preferencia correndo para um rank 5 (tiras e pleiades), para matar um começo forte do oponente, ou faze-lo gastar suas principais jogadas no primeiro obstáculo. Entrando no midgame, sombres vem reciclando tudo que o adversário destruiu em apenas uma carta, por isso recomendo dois pleiades no extra, tendo até a tech com o volca + dragoon como um finalizador rápido de duelos contra decks que respondem bem a qualquer circunstancia como mermail e e-dragon. Corre ao rank 4 como corresse ao rank 5, sendo mais versátil ainda, pois paladynamo, maestroke e cowboy são peças fundamentais em momentos de jogo de pressão e finalização de duelos. Bear entra com a parte de ser alvo de bottoms da vida, evitando que seus lindos kaus sejam perdidos. As traps são necessárias para vc ter o controle contra o pleiades.

Set Up Pleiades + 2 traps + 1 tenki virada para cima é foda. Se o oponente der D.Hole no pleiades, ative seu efeito, traga tenki pra mão, reciclando-a, e tens as suas traps para proteção ainda. Sombres ou bear entram para pegar o sobrar e vc ir pra cima do oponente, dominando o duelo de tal forma que não saia mais de seu controle. Se sair do seu controle rapidamente, mérito dele ou falha sua, se não sair, acumulou mão o sufuciente para reagir e finalizar. Detalhe: Guardem os sombres, sempre.

Véi, agora que vi que escrevi um texto e.e Enfim é isso o/

Mike disse...

Constellar é como você disse, uma ótimo archetype muito consistente...
se vai vingar ou não soh depende dos players...

Anônimo disse...

Senti falta do HONEST, mas fora isso adorei ai a postagem. Parabéns

Anônimo disse...

cara meu oponente um di aativo um pollux e depois outro e outro pode usar o efeito dele assim?

Yu-Gi-Hoje!
Design por: Felipe Leonel - Tecnologia do Blogger
Copyright © 2015
Todos os direitos reservados
imagem-logo