sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

TOP 10 - Cartas exclusivas do OCG (Series 8 e 9) que gostaríamos de ver no TCG


Quais seriam?

E ai pessoas? Tudo tranquilo? Hoje darei inicio a primeira postagem do ano de 2015 focada em algum tipo de conteúdo aqui no Blog, mas eu resolvi atender a um pedido feito no Facebook de um leitor chamado Enzo Asensi, que sugeriu que eu fizesse um Top a respeito de cartas OCG que deveriam vir para o TCG. Bem lega, realmente gostei da ideia, entretanto decidir reunir apenas cartas exclusivas que fazem parte do final da Serie 8 e inicio da Serie 9 japonesa. 

Dentre as coleções, temos: Legacy of the Valiant, Primal Origin, Duelist Alliance, The New Challengers e por fim, Secrets of Eternity. Eu reuni todas as cartas que foram lançadas exclusivamente no Japão e descobri que são ao todo 45 cartas, nas quais irei colocar o nome de todas aqui em baixo para vocês.

Legacy of the Valiant:

Primal Origin:
- Gagaga Sister
- Number 55: Gogogo Goliath
- Dodododraw
- Galaxy-Eyes Cloud Dragon

Duelist Alliance:

The New Challengers:

Secrets of Eternity:

Provavelmente, muito de vocês gostariam que algumas dessas cartas estivessem a disposição do formato TCG, não é verdade? Eu acho que seria muito legal e vire e mexe, com o surgimento de novas coleções, ficamos na expectativa de ver a inclusão de algumas cartas listadas acima. Com base na minha opinião, fiz um TOP 10, porém, achei que seria errado estabelecer uma ordem numérica de importância, pois cada uma das cartas escolhidas tem um papel significativo em sua temática, o que já indica que não repetirei cartas de uma mesma temática. Curiosos para saber o TOP 10 de hoje? Então vamos lá... Começando por:


Number 86: Heroic Champion - Rhongomiant

(Warrior/Xyz/Effect - DARK - Rank 4 - ATK 1500/DEF 1500)
------------------------------------------------------------------------------
Efeito: 2 or more (max. 5) Level 4 Warrior-Type monsters
During each of your opponent's End Phases: Detach 1 Xyz Material from this card. This card gains the following effects based on the number of Xyz Materials attached to it.
● 1 or more: This card cannot be destroyed by battle.
● 2 or more: This card gains 1500 ATK and DEF.
● 3 or more: This card is unaffected by other card effects.
● 4 or more: Your opponent cannot Normal/Special Summon.
● 5 or more: Once per turn: You can destroy all cards your opponent controls.
------------------------------------------------------------------------------

O arquétipo Heroic recebeu ótimos suportes na versão japonesa da coleção Duelist Alliance, creio que a melhor carta para colocar nesse TOP com certeza seria o Rhongomiant, pelo simples fato de suportar não apenas um arquétipo mas um Tipo inteiro de monstros, o que torna esse monstro bem mais presente em variados decks (da mesma forma que Excalibur), o que conta muito na minha opinião. Se usado em vantagem total de seu efeito (5 Materiais), sem dúvida nenhuma, é um monstro muito forte em jogo, por ser virtualmente "imbatível", entretanto, possui um custo muito alto para isso somado ao prazo de tempo relativamente ligado a quantidade de rodadas, o que é justo ao meu ver. Lembra bastante aqueles típicos Boss Monsters que devem entrar em campo e finalizar um Game  o mais rápido possível com facilidade.

Dentro do cenário competitivo, seria uma boa opção para um Extra Deck de Satellarknight, não que isso faça uma enorme diferença, pois aqui não temos um daqueles monstros que podem mudar um formato ao seu favor, contudo, em momentos oportunos pode se sobrepor como uma verdade barreira ou até mesmo uma ameaça.


Galaxy Soldier

(Warrior/Effect - LIGHT - Level 5 - ATK 2000/DEF 0)
------------------------------------------------------------------------------
Efeito: You can send 1 other LIGHT monster from your hand to the Graveyard; Special Summon this card from your hand in face-up Defense Position.
When this card is Special Summoned: You can add 1 "Galaxy" monster from your Deck to your hand. You can only use this effect of "Galaxy Soldier" once per turn.
------------------------------------------------------------------------------

De tantas cartas Photon e Galaxy de merda que já foram lançadas, Soldier é um dos poucos monstros que se salvam, na minha opinião claro. Acho que esse monstro seria indispensável para qualquer um que pensa em jogar com tais arquétipos, pelo simples fato de buscar qualquer monstro Galaxy do deck, isso de certa forma gera diversos tipos de combos, além de equilibrar aquele -1 que se da pelo seu Special Summon, porém, não temos no TCG, o que é uma lástima para nossa sociedade.

Não só pensando em Photon/Galaxy, Soldier pode se encaixar em qualquer deck focado no atributo LIGHT e dentro disso, sua busca permite trazer outras cópias de si mesmo, o que não o prende totalmente ao seu arquétipo, isso é ótimo. E se Constellar tivesse um Wolfbark próprio para compensar o descarte em consequências iniciais de jogo? Ainda sim, da pra criar um Constellar com esse monstro, assim como também é usável em Batteryman, Fabled e talvez até mesmo The Agent e Noble Knight.


Symphonic Warrior Guitaars

(Machine/Pendulum/Effect - WIND - Level 3 - ATK 1500/DEF 100)

Pendulum Scale: 7
------------------------------------------------------------------------------
Efeito Pendulum: You can discard 1 card; Special Summon 1 "Symphonic Warrior" monster from your Deck, except "Symphonic Warrior Guitaars". You can only use this effect of "Symphonic Warrior Guitaars" once per turn.

Efeito Monstro: When this card is Normal Summoned: You can target 1 "Symphonic Warrior" monster in your Graveyard; Special Summon it.
------------------------------------------------------------------------------

Antes de qualquer coisa, o que era arquétipo Symphonic Warrior antes de Secrets of Eternity? Nada! O que o arquétipo se tornou após? Nada pra ser sincero, não fique triste se você sempre gostou, pra mim a realidade é essa, porém, agora sim podemos considera-lo como um arquétipo, e até jogável, graças ao Guitaars e Sizerrs. Mas então, por que eu coloquei essa carta no TOP exatamente? Uma das coisas que me chamou atenção na coleção Secrets of Eternity, foi a aparição das primeiras cartas Pendulum voltadas a suportar temáticas antigas e Symphonic Warrior foi uma surpresa pra dizer a verdade, do mesmo jeito que achei uma bosta, achei legal, poderia ter sido qualquer outro arquétipo mais significativo, digamos assim, mas como foi esse, tudo bem, até porque esse monstro é muito bom, consegue ser um Tour Guide Pendulum e um Wolfbark, não que isso seja o suficiente para fazer com que um arquétipo desse naipe chegue a Topar por ai, a intenção passa longe mas faz uma diferença enorme. 

Pensando por fora do arquétipo, eu não sei responder o "Onde? Como? Por quê?" esse monstro poderia ser encaixado em alguma coisa diferente, nunca parei para fazer uma analise sobre, seria talvez por causa de seu Scale? Talvez, até agora não reparei nenhuma decklist japonesa com esse carinha ai, alguém já?   

A propósito, o Sizerrs também é interessante, mas entre ele e o Guitarrs, preferi deixar o Guitarrs. 


Heraldic Beast Amphisbaena

(Dragon/Effec - WIND - Level 4 - ATK 1700/DEF 1100)
------------------------------------------------------------------------------
Efeito: You can discard 1 other "Heraldic Beast" monster; Special Summon this card from your hand. Once per turn: You can discard 1 "Heraldic Beast" monster; this card gains 800 ATK until the end of this turn.
------------------------------------------------------------------------------

Observei os monstros Heraldic Beast da Legacy of the Valiant, achei que cada carta exclusiva pode ser bacana dependendo da situação. Por exemplo, a Field Spell busca as diversas "Monster Reborns" do deck, Number 18 quando enviado pro cemitério joga dois Heraldic Beast pro mesmo lugar (duplo Foolish Burial), e esse monstro do Top com nome tenso presta para criar combos (com o Leo principalmente) e trazer monstros Xyz ao jogo, enfim, são cartas até boas, ainda mais em um arquétipo que não é lá muito extravagante, então eu achei que ficou meio difícil escolher a melhor das três, foi ai que decidir optar por Amphisbaena porque tem uma interação mais imediata que as demais, no sentido de eu poder sair jogando com ele logo no inicio, fora a já citada facilidade de Xyz Summon.

Usando o seu segundo efeito, torna-se um beatstick com 2500, útil para aqueles momentos necessários (ala El Shaddoll Winda), ou então, um meio de conseguir o Trigger Effect do Heraldic Beast Leo (melhor carta do arquétipo).


Number 79: Battlin' Boxer Nova Caesar

(Warrior/Xyz/Effect - FIRE - Rank 4 - ATK 2300/DEF 1600)
------------------------------------------------------------------------------
Efeito: 2 Level 4 monsters
Once per turn: You can attach 1 "Battlin' Boxer" monster from your hand or Graveyard to this card as an Xyz Material. This card gains 100 ATK for each Xyz Material attached to it. When this card is destroyed by your opponent's card (either by battle or by card effect) and sent to your Graveyard: You can target Level 4 or lower "Battlin' Boxer" monsters in your Graveyard, up to the number of Xyz Materials this card had on the field; Special Summon those targets.
------------------------------------------------------------------------------

Agora chegou a vez de Battlin' Boxer! Pra ser direto, minha escolha foi o Nova Caeser porque entre ele e o Shadow, achei que tal seria muito mais útil assim falando para o TCG, assim falando, tanto pelo fato de ser um Xyz genérico (insignificante fora de Battlin' Boxer), quanto pela realidade de Shadow, que não chega a ser grande coisa, em razão de não acrescentar consistência ao arquétipo, apenas volume. Nova Caeser, por mais que também não mude a estrutura, é um regular beater que quando destruído retorna monstros Battlin' Boxer do Cemitério para o jogo, possibilitando um novo Xyz Summon, o que é bem interessante. Um cara legal para fazer dupla com Lead Yoke.



Elemental HERO Blazeman

(Warrior/Effect - FIRE - Level 4 - ATK 1200/DEF 1800)


Efeito: If this card is Normal or Special Summoned: You can add 1 "Polymerization" from your Deck to your hand. During your Main Phase: You can send 1 "Elemental HERO" monster from your Deck to the Graveyard, except "Elemental HERO Blazeman", and if you do, this card's Attribute, ATK, and DEF becomes the Attribute, ATK, and DEF of the monster sent to the Graveyard by this effect, until the end of this turn. If you activated this effect, you cannot Special Summon monsters for the rest of this turn, except Fusion Monsters. You can only use 1 "Elemental HERO Blazeman" effect per turn, and only once that turn.


HERO com a chegada do novo Structure Deck Hero Strike, será um dos grandes competidores nos formatos a dentro, para a alegria de muitos, relativamente terá um custo muito abaixo dos demais (espero), o que é bem legal para quem pretende jogar com a temática (muitos irão), por isso creio que seria bem atraente para os jogadores ter mais um monstro bom para inserir em seus decks, igual ao que evidentemente acontece no formato OCG, onde Blazeman parece em diversas DeckLists de HERO. 

Esse cara combina excepcionalmente com Elemental HERO Shadow Mist e Miracle Fusion, nem preciso ficar explicando o motivo, consequentemente também funciona com Mask Change, isso tudo indica que seria um ótimo monstro para Konami aderir ao TCG, não só por isso, como também seria um chamativo adicional que geraria uma expectativa que traz lucro garantido a Konami com uma coisa que já é teoricamente antiga, não é verdade? HERO é velho pra caramba e muita gente ama, tenho certeza que não abririam mão de ter Blazeman.



Crystal Vanguard

(Spellcaster/Pendulum/Effect - DARK - Level 3 - ATK 1300/DEF 1000)

Pendulum Scale: 5
------------------------------------------------------------------------------
Efeito Pendulum: All "Crystal Beast" cards, "Rainbow Dragon", and "Rainbow Dark Dragon" you control cannot be targeted by your opponent's card effects.

Efeito Monstro: You can Tribute this card; add 1 "Rainbow Dragon", 1 "Rainbow Dark Dragon", 1 "Crystal Beast" monster, or 1 "Crystal" Spell/Trap Card (except "Crystal Counter" or "Violet Crystal") from your Deck to your hand.
------------------------------------------------------------------------------


Para a alegria de muitos, tem HERO e também tem Crystal Beast! A muito tempo não se tinha nenhuma novidade direta  ao arquétipo (pelo menos, não que eu lembre) e dessa vez, a Konami decidiu dar a eles uma chance com a nova mecânica de jogo, Pendulum, o que é muito bacana mesmo. Crystal Vanguard é uma das cartas presentes na Secrets of Eternity japonesa, coleção que citei no Symphonic Warrior por trazer novos suportes as arquétipos antigos de uma forma diferente (Pendulum), mas não foi a única novidade, Crystal Beast ganhou ao todo 4 cartas super bacana, dentre elas, Vanguard e o Protector, dois monstros Pendulum de Scale 2 e 5, o que achei demais! 

Pra melhorar, ambas as duas cartas são muitíssimo boas, empenhando um papel de ajudar dramaticamente na consistência do arquétipo, na qual Vanguard gera uma proteção contra target e busca cartas da temática do Deck para mão e Protector protege de destruição por efeito e se torna um Crane no calculo de dano. É claro que entre proteger de destruição e proteger de target, eu prefiro proteger de target, porque mais da metade das cartas fazem isso, né? Incluindo muitas cartas de destruição. Escolher entre um Searcher ou um Crane/Honest, também prefiro o buscador, ainda mais se esse buscador ter acesso a todas as cartas de sua temática (como o Protector).

Não que eu ache que Crystal Beast será um competidor de nível, pra mim a realidade é essa, mas com certeza, teremos muito mais prazer de jogar com um.


Chronomaly Nebra Disk


(Machine/Effect - LIGHT - Level 4 - ATK 1800/DEF 1500)

------------------------------------------------------------------------------

EfeitoWhen this card is Normal Summoned: You can add 1 "Chronomaly" card from your Deck to your hand, except "Chronomaly Nebra Disk". If this card is in your Graveyard and all monsters you control are "Chronomaly" monsters (min. 1): You can Special Summon this card from your Graveyard in face-up Defense Position. You cannot activate cards or effects the turn you activate this effect, except "Chronomaly" cards. You can only use 1 "Chronomaly Nebra Disk" effect per turn, and only once that turn.
------------------------------------------------------------------------------

O Nebra Disk, para quem ainda não está sabendo, será uma das novidades da Yu-Gi-Oh! World Superstars  que irá lançar em Abril desse ano aqui no TCG, pelo menos é o que tudo indica. Isso é muito bom e nem preciso dizer o quão importante esse monstro será para Chronomaly, quem sabe até mesmo o arquétipo não brinque um pouco no Metagame, como aconteceu no OCG, né? Só uma pena o Moralltach ter entrado na lista de Limitadas. Pela suposição, ele vai vir logo mais (espero que esteja acompanhado de alguns outros aqui), então sem muita enrolação aqui.


Number 81: Superdreadnought Rail Cannon Superior Dora

(Machine/Xyz/Effect - EARTH - Rank 10 - ATK 3200/DEF 4000)
------------------------------------------------------------------------------
Efeito: 2 Level 10 monsters
Once per turn, during either player's turn: You can detach 1 Xyz Material from this card, the ntarget 1 face-up monster on the field; this turn, it is unaffected by other card effects, except its own.
------------------------------------------------------------------------------

Dora (Aventureira), um canhão com um nome super complicado, efeito de descrição singela mas super apelão em jogo. Caras, isso aqui vai ser staple no Extra Deck de todos os decks baseados em Rank 10, não só staples, mas será a primeira opção de Xyz Summon desses decks, foda pra burro. É só uma versão do Divine Dragon Knight Felgrand mais foda em diversos sentidos, entretanto, cai em um Rank totalmente fora de moda nos tempos atuais do TCG.  Talvez, com a chegada dos novos suportes a Train, isso mude um pouco, mas com certeza Dora seria muito bem vinda.


Star Seraph Scepter

(Fairy/Effect - LIGHT - Level 4 - ATK 1800/DEF 400)

Efeito: When this card is Normal or Special Summoned: You can add 1 "Star Seraph" monster from your Deck to your hand, except "Star Seraph Scepter". An Xyz Monster that was Xyz Summoned using 3 or more monsters you control as Xyz Materials (including this card on the field) gains this effect.
● When this card is Xyz Summoned: You can target 1 other card on the field; destroy that card, and if you do, you can draw 1 card.

Esse bicho é "insano", ele busca, destrói e compra, o que quase nenhuma outra carta faz (não estou me lembrando de nenhuma outra, pra falar a verdade), mas é claro, tem suas restrições que estão ligadas ao seu arquétipo e sua mecânica. A "engine" Star Seraph foi muito usada em Shaddoll e Satellarknight no Japão, antes de Outubro, até Star Seraph Sovereign ser limitado por lá, ele fazia uma dupla muito interessante com Scepter, mas dai não vem aparecendo muito após o ocorrido, fora que as circunstancias também mudaram bastante com a chegada dos Nekroz, tanto Shaddoll e Satellarknight estão cada vez menos relevantes no formato japonês, a chegada desses novos Star Seraphs seria um grandioso UP para os dois no TCG, com uma variação até então distinta, não sei se isso seria legal ou forte, mas confesso que gostaria de ver.


Bom galera, é isso, esse postagem serve como um grande aquecimento para as próximas que já estão em preparação, porém, serão bem diferentes. E ai? Gostaram? Concordam com todas as cartas no TOP? Estão ansiosos para a vinda dessas cartas ao TCG? Eu gostaria muito, aposto que muitos outros jogadores também.

Muito obrigado a todos, perdão pela demora e desculpa por possíveis erros, abraço a todos e até a próxima.
Felipe Leonel (Kaos)  
Comentários Facebook
1 Comentários
Yu-Gi-Hoje!
Design por: Felipe Leonel - Tecnologia do Blogger
Copyright © 2015
Todos os direitos reservados
imagem-logo