terça-feira, 17 de março de 2015

Artigo de Hoje: Counterando o Meta!


Olá pessoal, como vocês devem saber (ou não) a Equipe Duel Brasil e a Yu-Gi-Hoje! fizeram uma parceria forte, e nesta parceira, nós da Duel Brasil vamos trazer alguns artigos nossos para cá, então aproveitem o conteúdo.

Como todos sabemos, a banlist atual (Janeiro/2015) é valida somente até 31 de Março - dentro de alguns dias deveremos saber quais serão as alterações para a lista de 01 de Abril. Como a Konami tem feito desde que a lista passou a ser de três em três meses, os decks meta não estão mais sendo afetados tão diretamente pela lista. Agora podemos definir como 'novo formato' quando uma coleção nova é lançada. Podemos ver como Shaddoll dominou desde o lançamento da Duelist Aliance até o lançamento da The New Challengers, e logo após isso, com o lançamento dos Qliphorts e novos suportes para Burning Abyss, como esses dois decks ficaram um pouco a frente de Shaddoll. E agora, com o lançamento da The Secret Forces, o formato mudou com a chegada dos Nekroz.

Nesse artigo vamos falar de monstros que podem infernizar a vida do seu oponente. Vamos começar pelos "monstros floodgate".

Monstros Floodgate



Para quem não sabe, floodgates são cartas continuas, spells e principalmente trap cards, que te atrapalham de alguma forma. Alguns dos floodgates mais famosos no game são Dimensional Fissure, Macro Cosmos, Soul Drain, Kaiser Colosseum, Mistake e Vanity's Emptiness.

"Monstros floodgate" seriam monstros com efeitos contínuos que funcionariam quase que exatamente como essas cartas - com a vantagem de não tomar um MST, e, em alguns casos, ter um ataque considerável. Vamos ver alguns abaixo.


Vanity's Fiend
Vanity's Fiend

Cannot be Special Summoned. Neither player can Special Summon monsters.


Uma carta bem antiga e bem conhecida da maioria dos players - principalmente de quando o formato era dominado por Burning Abyss.

Essa carta sozinha pode acabar totalmente com a estratégia de decks que necessitam de special summon - que é o caso de Nekroz. Para conseguir jogar, Nekroz tem que fazer um combo com Dance Princess of Nekroz + Nekroz of Decisive Armor, e nem todas as builds de Nekroz utilizam Dance Princess. Caso o oponente não venha com ao menos Preparation of Rites/Nekroz of Brionac na mão, isso pode se tornar um grande problema.

Também é uma carta muito boa contra Burning Abyss, em vista que o deck necessita muito de special summons - apesar de que o deck tem muitos outs para Vanity's Fiend, como Alich e Farfa.

Vanity's Fiend quebra totalmente a estratégia de decks como Burning Abyss, Nekroz, Spiritual Beast, Shaddoll e Masked HERO - além de decks rogue como Ligthsworn e variantes de ruler, que certamente irão surgir com a vinda do Dark Matter ao TCG.

O único contra de usar o Vanity's Fiend, é o fato de que você só pode invoca-lo por tribute summon, pois ele não pode ser special summoned.

Burning Abyss e Qliphort costumam abusar dessa carta no side deck.



Majesty's Fiend
Majesty's Fiend

Cannot be Special Summoned. Monster effects cannot be activated.


Outra carta bem conhecida do ultimo formato, por ser a principal carta a ser usada contra Burning Abyss - e que também é muito efetiva contra Nekroz.

Seu efeito, assim como o do Vanity's Fiend, é continuo e simples. "Efeitos de monstros não podem ser ativados". Isso inclui efeitos de monstros no campo, na mão, no Graveyard, e até monstros que ativam seus efeitos quando deixam o campo, como é o caso de Elemental HERO Absolute Zero e Gear Gigant X.

Seu efeito impede que cartas como Honest, Swift Scarecrow e Necro Gardna sejam ativados, fazendo com que seu oponente não possa utilizar o efeito de seus monstros para atrapalhar seu ataque, e também impossibilita seu oponente de utilizar os efeitos de monstros Burning Abyss no Graveyard, assim como impede os monstros Nekroz de ativarem seus efeitos.

Ao contrario do Vanity's Fiend, um player de Nekroz, por exemplo, só consegue tirar essa carta fazer a special summon de um monstro com um ataque maior - no caso, Gugnir, Trishula ou Decisive Armor - além, claro, de cartas como Raigeki, Book of Moon e Book of Eclipse.

Assim como seu irmão Vanity's Fiend, esse monstro só pode ser invocado por tributo, pois também não pode ser Special Summoned.

É mais uma carta que Decks como Burning Abyss (mesmo atrapalhando demais o player) e Qliphort usam e abusam no side.



Thunder King Rai-Oh

Neither player can add cards from their Deck to their hand except by drawing them. During either player's turn, when your opponent would Special Summon exactly 1 monster: You can send this face-up card to the Graveyard; negate the Special Summon, and if you do, destroy it.


Um dos monstros mais famosos do nosso Card Game. Uma carta querida e ao mesmo tempo odiada por muitos players.

Rai-Oh é o terror para decks como Spellbook, Nekroz, HERO e Qliphort. Seu efeito contínuo é bem claro e simples: "Nenhum duelista pode adicionar cards do Deck dele para a mão dele exceto ao comprâ-los." - o que impede os Decks acima de jogarem. Não é a toa que é limitado.

Ao contrário de seus primos Vanity's e Majesty's Fiend, ele é um monstro Level 4 e que pode ser Special Summon - seja da mão, Deck ou Graveyard. Ou seja, você pode trazer ele com Summoner Monk, por exemplo, ou então ativar Call of the Haunted, em chain a efeitos como Qliphort Scout ou Nekroz of Brionac, dando alvo em um Thunder King Rai-Oh em seu Graveyard, inutilizando uma carta do seu oponente.

Seu segundo efeito é de negar uma Special Summon - lembrando que ele só nega special summons inerente, como Cyber Dragon, uma invocação Synchro ou uma invocação XYZ - com o custo de envia-lo ao Graveyard - lembrando que você tem que envia-lo ao Graveyard, e não tributa-lo, como muita gente confunde, fazendo com que seu efeito não possa ser ativado caso Dimensional Fissure esteja em campo.

Outro ponto forte dessa carta é seu alto ataque, 1900. Seus efeitos de impedir os searches do oponente e negar uma Smmon fazem com que seu oponente tenha que jogar em torno dessa carta, tendo, no mínimo, que "bater cabeça" com algum outro monstro de 1900.



Spell Canceller
Spell Canceller


As long as this card remains face-up on the field, Spell Cards cannot be activated. The effects of all Spell Cards are also negated.


Outro monstro com um efeito bem simples. Decks como Nekroz, por exemplo, só conseguem tirar essa carta com o combo Dance Princess + Decisive Armor - outros monstros Normal Summon de Nekroz seriam Manju, Senju e Djinn, que não tem ataque suficiente para lidar com essa carta.

Impedir Nekroz e Qliphort de ativarem spell cards é win condition - nem tanto contra Qliphort, que ainda pode abusar de cartas como Skill Drain

O grande problema dessa carta, é que ela é um monstro level 5 - ou seja, é necessário um tributo para invoca-la -, mas, ao contrario de Vanity's e Majesty's Fiend, ela pode ser Special Summon.




Banisher of the Radiance
Banisher of the Radiance

Any card sent to the Graveyard is banished instead.



Banisher já é bem conhecido da turminha do anti-meta - e mais conhecido ainda da turminha meta. Apesar de ser fraco, ter apenas 1600 de ataque e 0 de defesa, é um monstrinho que consegue infernizar muito a vida de alguns players.

A melhor match para você utilizar nosso amigo Banisher é contra Burning Abyss - em vista que nenhuma monstro Burning Abyss consegue destruí-lo por batalha, com exceção do Cir, que também tem 1600 de ataque -, que atualmente é o Deck que mais sofre para cartas de remoção.

Banisher é uma carta lenta e fraca, por isso, é mais efetivo com outros floodgates - como Kaiser Colosseum e Vanity's Emptiness, e com cartas como The Seal of Orichalcos e Black Garden, que podem transforma-lo em um "grande beater" para seu oponente.




Fossil Dyna Pachycephalo

Fossil Dyna Pachycephalo

Neither player can Special Summon monsters. When this card is flipped face-up: Destroy all Special Summoned monsters on the field.


Outra carta muito conhecida, que muitos consideram staple. Não é a toa que seu apelido é "fdp". Com um efeito parecido com o do nosso amigo Vanity's Fiend, porém com um plus de quando é virado para cima destruir todos os monstros special summoned do campo.

Muito utilizado contra decks que abusam de Special Summon - setar um Dyna contra Decks que abusam de special summon para tentar um OTK, como HERO ou Mermaill, é muito efetivo.

Assim como Banisher, Fossil Dyna Pachycephalo tem ataque e defesa muito baixos, e não costuma durar muito em campo. As mesmas cartas que você pode usar para proteger e deixar o Banisher mais forte, você pode usar com o Dyna.

Fossil Dyna Pachycephalo é outra carta que pode atrapalhar a estratégia de decks como Nekroz e Burning Abyss, em vista de sua necessidade de special summon, além de ser um bom side contra decks rogue.




Kycoo the Ghost Destroyer
Kycoo the Ghost Destroyer

When this card inflicts battle damage to your opponent: You can target up to 2 monsters in their Graveyard; banish those targets. Your opponent cannot banish cards from either player's Graveyard.



Muito popular no formato Dragon Ruler, Kycoo pode voltar a ser um bom side, dessa vez contra Nekroz.

Seu efeito continuo impede seu oponente de ativar os efeitos das ritual spells Nekroz no graveyard e impedem seu oponente de se defender com Nekroz of Valkyrus, além de poder banir monstro do graveyard do seu oponente quando causa dano. Também impede que seu oponente bana monstros do graveyard como tributo para a Nekroz Mirror, além do oponente não poder também ativar o efeito de Nekroz of Trishula. É um bom side ou não?

Kycoo infelizmente é uma carta muito lenta para o formato atual, mas pode voltar a mostrar força como side contra Nekroz.



Masked HERO Dark Law

Masked HERO Dark Law

Must be Special Summoned with "Mask Change" and cannot be Special Summoned by other ways. Any card sent to your opponent's Graveyard is banished instead. Once per turn, if your opponent adds a card(s) from their Deck to their hand (except during the Draw Phase or the Damage Step): You can banish 1 random card from your opponent's hand.


Lembram do meu post sobre Masked HEROes feito na Duel Brasil? Pois bem, vamos falar mais um pouco aqui do Dark Law.

Dark Law pode ser considerado um dos principais monstros floodgate do meta - em vista que, além de HEROes, Burning Abyss e Shaddoll rodam até 3 cópias dele no Extra Deck à vontade, graças a Mask Change II.

Burning Abyss e Shaddoll podem transformar facilmente qualquer monstro em um Dark Law - e ainda aproveitar os efeitos do que for enviado para o graveyard pelo efeito da carta (no Burning Abyss até o que for descartado como custo vai ser aproveitado) - podendo infernizar a vida de decks que necessitam de graveyard e/ou de searches, como Burning Abyss, Nekroz, HERO, Shaddoll e Qliphort.

Sua facilidade de ser invocado com Mask Change II também abre um leque de opções para alguns decks rogue e esquecidos - como Blackwing, Inzektor e até mesmo Evilswarm e (acreditem se quiserem) Gravekeeper's - que podem tentar aproveitar Mask Change II para utilizar o Dark Law - mas, convenhamos, não acreditamos que isso vai ter muito sucesso.





Monstros Hand Trap

"Hand Traps" são cartas que você pode ativar da sua mão, para atrapalhar a jogada do oponente. Vamos ver abaixo as 5 hand traps que tem mais relevância para esse formato.


Effect Veiler


During your opponent's Main Phase: You can send this card from your hand to the Graveyard, then target 1 face-up Effect Monster your opponent controls; negate that opponent's face-up monster's effects until the end of this turn (this is a Quick Effect).



Effect Veiler havia sumido do meta por um tempo, mas agora parece estar voltando com tudo. Já vemos Veiler de main deck em alguns tops, pois ela está realmente forte no formato.

Com Effect Veiler, você pode para o inicio de um combo de Nekroz, que normalmente começa com Manju/Senju, ou pode parar o efeito de um Nekroz of Trishula. Também pode ser efetiva se ativada na summon de cartas que podem te trazer um problema para aquele determinado turno - como Denko Sekka, Nekroz of Unicore e Dance Princess of Nekroz.

Mas, talvez o principal alvo de Effect Veiler para nós sejam os Yosenju. Negando a summon do primeiro Yosenju que seu oponente invoca, você já poderá quebrar um combo de possível OTK - tirando que o monstro ficará no campo na End Phase, não voltará para a mão do seu oponente.

Effect Veiler pode ser muito útil contra Yosenju, Nekroz, HERO, podendo atrapalhar um pouco Burning Abyss - se você negar o efeito de uma Tour Guide - e claro, contra Rogue Decks. O fato de todos os decks do meta poderem utilizar essa carta no side também é muito interessante.

Vale lembrar também que ela ainda é tuner, e você pode utiliza-la para invocações Synchro. O fato de ser um monstro LIGHT no seu graveyard também pode ser importante, caso você use algum Deck com mecânica Chaos - em Burning Abyss, por exemplo, seria mais uma opção para a Summon do Black Luster Soldier.




Maxx "C"




During either player's turn: You can send this card from your hand to the Graveyard; this turn, each time your opponent Special Summons a monster(s), immediately draw 1 card. You can only use 1 "Maxx "C"" per turn.



Maxx "C" já era bem popular no ultimo formato, quando Burning Abyss dominava totalmente - virando inclusive carta de main deck de muitos players.

Nesse formato não está diferente, Maxx "C" pode não ser tão efetivo contra Nekroz, mas ainda temos um número enorme de Burning Abyss no nosso território, além de ser uma ótima carta contra decks como HERO, Spiritual Beast, Satellarknight e Madolche.

Seu uso em main deck é arriscado no Brasil, em vista que, por aqui, Yosenju se tornou um deck bem popular, mas é uma ótima pedida em side deck.



Flying "C"



When your opponent Normal or Special Summons a monster(s), except during the Damage Step: You can Special Summon this card from your hand to the opponent's side of the field in face-up Defense Position. The controller of this card cannot Xyz Summon.



Flying "C" talvez seja, juntamente com Maxx "C", o melhor side contra Burning Abyss - e não só contra Burning Abyss mas também contra qualquer deck que necessite fazer special summons de monstros XYZ.

Essa carta faz com que Burning Abyss e Satellarknight não joguem, além de impedir que você tome aqueles monstros chatos de decks rogues - como Constellar e Evilswarm.

Como essa carta é inútil contra Qliphort e Nekroz, está sumindo um pouco dos sides, mas, se você tiver espaço no seu side deck, com certeza vale a pena reservar ao menos 2 slots para essa carta.




Droll & Lock Bird



If your opponent adds a card(s) from their Deck to their hand, except during the Draw Phase, you can send this card from your hand to the Graveyard. For the rest of this turn, neither player can add card(s) from their Deck to their hand. (Drawing cards is also considered as "adding a card to the hand.")


Droll & Lock Bird foi muito popular na época dos Dragon Rulers, onde o único deck que batia de frente era Spellbook. O tempo passou, Spellbook e Dragon Ruler tomaram lista, e essa carta ficou no esquecimento. Mas talvez esteja na hora dela dar as caras novamente.

Na resolução de um efeito que adiciona cartas do deck para a mão do seu oponente, como o efeito de Manju/Senju/Nekroz of Brionac/Nekroz of Clausolas, você pode descartar esta carta: seu oponente não joga mais nesse turno.

É uma carta arriscada, pois se você der em um momento errado - por exemplo, der após a resolução de um Nekroz of Brionac, depois de ver seu oponente adicionando um Nekroz of Trishula para a mão - pode ser fatal. De qualquer forma, você vai fazer -1 em você, e seu oponente vai, ao menos, fazer +1 para ele.

O ideal é você ativar essa carta após a resolução de um efeito que adicionou algo que irá buscar algo para a mão do seu oponente. Por exemplo, seu oponente ativa o efeito de Manju of the Ten Thousand Hands, buscando um Nekroz of Brionac. Nesse caso, é óbvio que ele planeja descartar o Brionac para buscar algo, então esse é o momento ideal para ativar essa carta. Agora, caso seu oponente busque um Nekroz of Trishula, por exemplo, já pode ser tarde demais.

É uma carta arriscada, mas, se dada no momento certo, pode te ajudar a vencer a partida. É uma carta que você deve considerar ao pensar em um side para Nekroz.



Artifact Lancea



You can Set this card from your hand to your Spell & Trap Card Zone as a Spell Card. During your opponent's turn, if this Set card in the Spell & Trap Card Zone is destroyed and sent to your Graveyard: Special Summon it. During your opponent's turn: You can Tribute this card from your hand or face-up from your side of the field; neither player can banish cards for the rest of this turn (this is a Quick Effect).


Ótimo side contra Nekroz - seja em resposta a um Nekroz of Trishula, ou na Draw Phase do seu oponente, impedindo-o de usar os efeitos das ritual spell cards Nekroz no graveyard.

O fato de você tributa essa carta da sua mão é muito forte - levando em conta que seu oponente não use Divine Wrath, essa carta irá resolver seu efeito com sucesso.

Também pode ser um side muito útil contra HERO, Spiritual Beast e decks que usam Dark Law - como Burning Abyss e Shaddoll.

É isso ai galera, esse é o final da primeira parte de bons side decks, nesse artigo focando somente em monstros. Em breve trago para vocês a parte 2.

Não se esqueçam de também curtir a FANPAGE da Duel Brasil e acompanhar o BLOG Duel Brasil. Até a próxima.
Comentários Facebook
3 Comentários

3 comentários:

Caiozzz disse...

Muito bom post! Agora quero ver a versão Abril 2015!

alex disse...

Otima postagen, sempre e bom saber sidear um deck ainda mas quen joga yugioh no competitivo

Anônimo disse...

Muito legal relembrar estas cartas que quase estavam indo para o esquecimento, antes dos novos metas era meio raro encontrá-los no DN ou YGOPRO agora aparecem com bem mais frequência

Yu-Gi-Hoje!
Design por: Felipe Leonel - Tecnologia do Blogger
Copyright © 2015
Todos os direitos reservados
imagem-logo